Do you want stay updated with the latest from BGI?
Subscribe to our newsletter.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
O AmpliAqua® é uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, dedicada a promover a inovação e a sustentabilidade na aquacultura em terra. Responde aos desafios da aquacultura tradicional, reduzindo os impactos ambientais e sociais dos sistemas alimentares e contribuindo para o Pacto Ecológico Europeu.
O AmpliAqua® apoia a transformação sustentável da indústria da aquacultura, desenvolvendo e validando soluções inovadoras para valorização de subprodutos, promovendo a circularidade, integração com outros sistemas, novas rações e tecnologias avançadas.
Com o AmpliAqua®, damos um salto significativo para um futuro mais sustentável na produção de alimentos, transformando a indústria da aquacultura através de soluções inovadoras e eficientes.
Na unidade de investigação e desenvolvimento, em escala pré-comercial, localizada no porto da Nazaré, desenvolvemos e validamos novas tecnologias para otimizar a produção e maximizar a sustentabilidade.
Esta unidade do AmpliAqua® inclui um sistema de aquacultura em recirculação (RAS) de última geração, equipamentos de filtragem e concentração de nutrientes, unidades de produção hidroponia e de microalgas e um sistema avançado de monitorização, recolha de dados e automação.
Quer testar os seus produtos nas nossas instalações de ponta? O programa Sustainable Foods Test Bed permite-lhe testar e validar as suas ideias com cofinanciamento europeu. Não perca esta oportunidade única para impulsionar as suas soluções!
Num espaço de 1.000 m², o AmpliAqua® tem uma estufa de 630 m² equipada com sistema de controlo e automação. Explore os três departamentos operacionais:
- Aquacultura - Sistema de Aquicultura de Recirculação (RAS) com 12 tanques de 2 m³, com uma capacidade de produção de até 1,2 toneladas por ano.
-Hidroponia - Um total de 360 torres verticais com 17.000 “netpots” em dois sistemas independentes, com uma capacidade de produção de 15-18 toneladas anuais.
-Produção de microalgas - Dois fotobiorreatores tubulares e duas raceways de 5m3
No AmpliAqua® estamos na vanguarda da inovação, a desenvolver conhecimento através de projetos de investigação e testes avançados em aquicultura, hidroponia, produção de microalgas, digitalização e circularidade, com o apoio da BGI e dos seus parceiros.
AmpAmpliAqua® não é apenas um projeto, é uma visão para um futuro mais sustentável da indústria da aquicultura, concebida por um grupo de parceiros:liAqua® is not just a project, it’s a vision for a more sustainable future supported by EEA Grants (Program Crescimento Azul) and EIT Food, and designed by a group of partners:
Aceleradora pioneira de startups de tecnologia avançada com um forte foco em sustentabilidade. Com um histórico comprovado de apoio a mais de 150 empreendimentos na preparação de estratégias de Go-to-Market, a BGI traz uma expertise inestimável para o projeto.
Laboratório colaborativo do sistema científico e tecnológico nacional que se concentra em garantir que produtos de P&D de ponta e sustentáveis alcancem com sucesso o mercado agroalimentar.
Empresa especializada em engenharia com foco em aquicultura, cujas contribuições são vitais para o sucesso da AmpliAqua®.
Empresa norueguesa de consultoria em aquicultura com ênfase principal na produção de aquicultura em terra.
Empresa spin-out da SINTEF, o maior instituto de pesquisa independente na Escandinávia, oferecendo serviços de consultoria e gestão para projetos que exigem cooperação internacional.
Crescimento Azul is one the operational programs under EEA Grants, a multiannual financial mechanism supported by Iceland, Liechtenstein, and Norway that contribute to a more equal Europe and to strengthen the relations between these nations and 15 European beneficiary States.
Para mais informações, por favor consulte este link: www.portugal.gov.pt/pt/gc24
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein ea Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicase comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiroplurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europae reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de eurospara 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt
O AmpliAqua® representa uma visão de longo prazo para impulsionar a inovação e a sustentabilidade na aquicultura. O impacto positivo do AmpliAqua® é de longo alcance. Através da implementação de novas tecnologias validadas em ambientes industriais, estamos a criar um centro de conhecimento e produção aquícola para alavancar a transição para a sustentabilidade do sector e contribuir para reduzir o impacto dos sistemas alimentares no ambiente e nas alterações climáticas.
O impacto positivo do AmpliAqua® é de longo alcance. Ao aproveitar essa tecnologia transformadora, piscicultores ao redor do mundo, mesmo aqueles com recursos limitados, podem promover a produção de alimentos sustentável e combater os efeitos das mudanças climáticas.